tag:blogger.com,1999:blog-61198124215024608892024-02-20T14:10:09.158-08:00Comunicação Empresarial IPÁGINA DA PROFA.SANDRA MELLO PORTO-UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES TIJUCA\MEIERObjetivo \ Ementahttp://www.blogger.com/profile/13330688461460100497noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-6119812421502460889.post-76334288159908499112008-12-09T12:44:00.000-08:002008-12-09T12:53:00.059-08:00PROGRAMA DA DISCIPLINA1. NOÇÕES BÁSICAS DE LINGUAGEM E SUA INTERSECÇÃO COM A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL<br />1.1-Elementos da comunicação e das funções da linguagem<br />1.2-Funcões sociais da linguagem: ideacional; interpessoal ;textual<br />1.3- A informação e o conhecimento no contexto globalizado da comunicação empresarial;<br /><br />1.4-A integração entre atenção e fluxo informacional na empresa;<br />2.O TEXTO NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL<br />2.1- Noção de texto : textualidade, enunciado,enunciação<br />2.2-Modalidades do discurso<br />2.3-Texto verbal e não verbal<br />2.4- Tipologias e gêneros textuais na área empresarial e suas características lingüístico- textuais<br />3.A LEITURA COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO E DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA<br />3.1-Leitura,texto,sentido<br />3.1.1-Concepção de leitura<br />3.1.2- A interação: autor-texto-leitor<br />3.2- O conhecimento prévio na leitura<br />3.3- A construção dos sentidos em textos verbais e não-verbais<br />3.3.1- Condições de produção , intenções do autor e argumentatividade<br />3.3.2- Texto,contexto, intertextualidade e polifonia<br />3.3- O texto e as informações explícitas e implícitas.(Pressupostos e subentendidos).<br />3.4- Noções metodológicas da leitura:intelecção;compreensão;interpretação;extrapolação<br />3.4.1-Erros clássicos de entendimento de texto<br />4.COERÊNCIA: UM PRINCÍPIO DE INTERPRETABILIDADE<br />4.1-Tipos de coerência<br />4.2- Coerência e coesão no processamento do texto<br />4.2.1-Relações entre recursos lingüísticos expressivos e efeitos de sentido<br />5. PRÁTICA DE LEITURA NA EMPRESA:A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS EM TEXTOS VERBAIS E NÃO-VERBAISObjetivo \ Ementahttp://www.blogger.com/profile/13330688461460100497noreply@blogger.com